A presidente da Câmara de Vereadores de Guaratuba, Professora Cátia do Doro, pediu licença do plenário e realizou sessão alusiva ao Dia Internacional da Mulher durante a sessão ordinária desta segunda-feira (7).
Foram homenageadas quatro secretárias municipais presentes que representaram as mulheres atuantes do Município: Adriana Fontes, Denise Lopes Gouveia, Nilsa Borges e Rocio Bevervanso. Elas receberam flores como símbolo do reconhecimento. Também foram homenageadas as vereadoras que fazem parte da Legislatura, além da presidente: Ana Maria Corrêa, Diva Carneiro de Oliveira, Edna Castro e Maria do Neno.
Ainda receberam homenagens as esposas dos vereadores que estiveram presentes. Por fim, foram lembradas as duas representantes da comunidade surda que sempre assistem as sessões da Câmara: Tereza Silvaria da Costa e Izabel Jaques da Veiga.
Na mesma sessão, foi entregue a moção de aplauso a uma jovem atleta do iatismo guaratubano, Sarah Aquino, uma proposta da presidente aprovada por unanimidade no final de 2021.
Das proposições que deram entrada, três se referem diretamente a mulheres da sociedade guaratubana. O Projeto de Lei nº 768, de Fabiano da Caieiras, institui o Dia da Trabalhadora do Mar no município; a vereadora Ana Maria Corrêa apresentou uma moção de aplauso à secretária municipal da Educação, Fernanda Estela Monteiro; o vereador Ricardo Borba, apresentou moção de aplauso à cidadã Vallentina Guimarães Bom dos Santos. Outra moção de aplausos, apresentada pelo vereador Fabiano da Caieiras, é ao aos servidores da Saúde do município.
Votações
Na Ordem do Dia, foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 1.549, que ratifica a alteração do Consórcio Metropolitano de Saúde, que passa a englobar também os serviços.
Em votações únicas, foram aprovadas duas moções de aplausos: de iniciativa da presidente Cátia do Doro, aplaude policiais militares que salvaram a vida de uma vítima de feminicídio na localidade rural de Cubatão; de iniciativa do vereador Fabiano da Caieiras, reconhece o desempenho de seis bombeiros militares que resgataram um paciente acamado na localidade rural de Caovi que sofreu uma queda.