A Câmara Municipal realizou neste sábado (4) a entrega do Título de Cidadã Honorária à senhora Margit Raetsch, proprietária do Hotel Cabana Suíça. O projeto de lei foi proposto pela vereadora Maria da Silva Batista e foi sancionado pelo executivo sob o número 2.000 no dia 22 de junho de 2023.
Estiveram presentes no evento a presidente do legislativo, Cátia Regina Silvano; o vice-presidente, Alaor de Miranda; o primeiro secretário, Itamar Silveira; o segundo secretário, Fabiano da Silva; a vereadora Maria da Silva Batista; a vereadora Diva de Oliveira; a vereadora Edna Castro; o vereador Ricardo de Borba; Juliano Da Rosa; Paulo Araújo; Ademir da Silva; além do prefeito municipal, Roberto Justus, e o secretariado.
História da homenageada:
Margit Raetsch é professora e empresária do ramo hoteleiro. Filha de Hans Werner Raetsch e Ruth Arnhold Raetsch, ela nasceu na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, e mudou-se para Guaratuba aos cinco anos de idade.
Ao longo de sua vida, foi atleta de ginástica rítmica, Miss Brejatuba e formou-se professora de educação física. Após passar em um concurso, retornou ao seu estado natal para lecionar, além de ter publicado um livro.
Em 1988, ela voltou para Guaratuba para auxiliar sua mãe nos negócios da família. Dividiu seu tempo como professora do município e como administradora do hotel.
O Hotel Cabana Suíça, fundado pela família de Margit, possui 60 anos de história em Guaratuba. Surgiu com a missão de oferecer aos clientes acomodações com o melhor custo-benefício, além de um atendimento cordial e familiar. Atualmente, está na terceira geração da família e é administrado pelo filho de Margit, Bruno Raetsch.