Diversas autoridades do Estado e toda a diretoria da Sanepar prestigiaram a entrega do título de cidadão honorário de Guaratuba ao presidente da estatal, Fernando Ghignone, nesta quinta feira (10), na Câmara Municipal.
Fernando Eugênio Ghignone foi declarado cidadão honorário pela lei Nº 1.523, assinada no dia 18 de abril pela prefeita Evani Justus. O projeto de lei é do presidente da Câmara, vereador Mordecai de Oliveira e foi aprovado por unanimidade, no dia 8 de abril.
A sessão foi presidida por Oliveira que convidou para a mesa a prefeita Evani, os deputados estaduais Nelson Justus, Rasca Rodrigues e Antonio Carlos Belinati e o coordenador estadual da Macrorregião do Litoral, Francisco Carlim dos Santos “Xiquinho”. Compareceram familiares do homenageado, o ex-prefeito de Curitiba Luciano Ducci, diretores e funcionários da Sanepar, o vice-prefeito de Guaratuba, Vandir Esmaniotto, e diversos secretários e funcionários municipais.
A solenidade começou com a leitura do currículo do homenageado, com destaque para sua gestão à frente da Sanepar desde 2011, quando a empresa promoveu o maior programa de investimentos no litoral do Paraná. Só em Guaratuba estão sendo investidos mais de R$ 40 milhões na coleta e tratamento de esgoto, que elevará o índice de tratamento dos atuais 55% para mais de 85% até o final de 2014. No mesmo dia em que foi homenageado, Ghignone assinou a ordem de serviço para a travessia da adutora no rio do Melo, um investimento de mais R$ 1,2 milhão que vai melhorar a captação de água de Guaratuba.
“A partir do trabalho de Ghignone, de toda a equipe de dirigentes e funcionários da escalões da Sanepar, do Governo do Paraná, do governador Beto Richa, da prefeita Evani Justus e toda sua equipe que elaborou e aprovou o Plano Municipal de Saneamento, nossa cidade já pode tratar um assunto que era tão desagradável como o esgoto, como peça de marketing turístico”, afirmava o texto da Câmara.
Resgate da dívida – Nelson Justus, como deputado da cidade e ex-presidente da Sanepar, foi escolhido para fazer o discurso de homenagem. Justus ressaltou que a obras da Sanepar, entre outras já realizadas ou anunciadas pelo Governo de Beto Richa, são o “resgate de parte da dívida que o Estado tem com Guaratuba e ao litoral”. O deputado também elogiou a união da equipe da prefeita Evani Justus e dos vereadores de Guaratuba. Sobre Ghignone, destacou o papel de articulador e administrador que nunca disputou cargo eletivo, mas sempre esteve trabalhando em favor do Estado e em apoio a líderes como o ex-governador José Richa e o atual governador Beto Richa.
Memórias – José Richa foi o personagem mais citado por Ghignone. Segundo ele, o ex-governador era guaratubano de coração e deu grande atenção à cidade e a todo litoral. Ghignone destacou a habilidade do ex-governador em aglutinar e dialogar com políticos de todos os partidos, o que o tornou uma dos principais líderes nacionais no período de transição da ditadura militar para a democracia. Segundo Ghignone, estas qualidades foram herdadas por Beto Richa. Além dos investimentos recordes da Sanepar, Ghignone destacou que o filho também deverá realizar um sonho do pai: a construção da ponte sobre a baía de Guaratuba.
Lembrando que sua trajetória pública já havia sido contada pelo texto da Câmara, Ghignone preferiu lembrar dos momentos vividos em Guaratuba na infância e na juventude. Ele contou que os dois avós tinham casa de veraneio na cidade e que passou muitas férias na cidade. Para ilustrar o desenvolvimento de Guaratuba, ele falou de uma viagem memorável com a família, na década de 1960, pela antiga estrada poeirenta de Garuva a bordo de uma Vemaguet conduzida pelo pai José Ghignone, “um péssimo motorista”.
Espírito da homenagem – Em seu pronunciamento, o autor do projeto do título de cidadão, Mordecai Oliveira, agradeceu o apoio dos 13 vereadores que entenderam o espírito da homenagem e o aprovara, Oliveira citou um a um os demais vereadores. Segundo Oliveira, a presença de autoridades e personalidades à sessão confirmam que o reconhecimento de Guaratuba pelo trabalho desenvolvido por Ghignone já está repercutindo no Estado.
{gallery}ghignone-10102013{/gallery}