Câmara Municipal de Guaratuba

Rua Carlos Mafra 494, Centro, Guaratuba - Paraná - Fone (41) 3442-8000 | 3442-8001 - camara@camaraguaratuba.pr.gov.br - Atendimento Público: 12 às 18 hs | Sessões: Segunda as 18 hs

Vereadores debatem plano de cargos e áreas alodiais

cargos-16052013Os vereadores participaram de duas reuniões na Prefeitura de Guaratuba para tratar de projetos de lei do Executivo que poderão ter ampla repercussão no município: a regularização de terrenos alodiais e o novo plano de cargos dos servidores.


Funcionalismo – Na quinta-feira (16) a reunião foi para tratar do novo Plano de Cargos, Salários e Carreiras do funcionalismo, que estava sendo encaminhado naquele dia. Participaram secretários municipais, técnicos e advogados da prefeitura.

De acordo com a explanação, a nova legislação oferecerá ganhos e garantias aos servidores além de proporcionar condições para avaliações periódicas de desempenho de cada funcionário. Uma das mudanças é a transferência de alguns servidores que ainda estão sobre o regime celetista para o de estatutário. A prefeitura informou o projeto de lei inclui sugestões feitas pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Guaratuba (Sismug).

alodiais-17052013Terrenos alodiais – Na sexta-feira  (17), os vereadores debateram o projeto de lei que regulariza áreas alodiais vizinhas aos terrenos de marinha às margens da baía de Guaratuba. A explanação foi feita pela urbanista Mirna Lobo. Professora da Universidade Federal do Paraná, ela é autora do estudo sobre as áreas que embasou o projeto de lei. A partir do levantamento, feito em 2010, a prefeitura pode, em 2011, cobrar pela primeira vez IPTU destes imóveis.

De acordo com a prefeitura, a proposta atinge principalmente mansões construídas em terrenos de marinha mas que avançaram sobre áreas pertencentes ao município. A previsão extraoficial é de arrecadar mais de R$ 10 milhões com a licitação das áreas municipais. Imóveis regularizados não serão atingidos.

O projeto também prevê que pessoas que ocupem terreno alodial de até 250 metros e que não tenham outro imóvel, poderão receber concessão de uso especial para fins de moradia.

Notícias

Audiência adiada

EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA A Audiência pública sobre LOA (Lei Orçamentaria Anual) 2025, prevista para esta quinta-feira (21), foi adiada para que ...

Câmara entrega de Moção de Aplausos a equipe do ...

 Na sessão realizada na última segunda-feira, dia 11, foi entregue Moção de Aplausos e Reconhecimento à equipe do Centro Municipal de Avaliação e ...