As condições de tráfego em Guaratuba foram as preocupações mais frequentes das proposições dos vereadores apresentadas nesta segunda-feira (18).
Após mais de uma semana de chuvas, os vereadores apontaram a necessidade de patrolamento de ruas e de estradas rurais, com destaque para a Estrada Geral do Cubatão.
Também foram solicitadas a colocação de lombadas em ruas de grande movimento, tapa buracos, reassentamento de blocos e a construção de uma ponte ligando a Barra do Saí em Guaratuba à Barra do Saí de Itapoá (SC). Também foram diversos pedidos relacionados à iluminação pública.
Saúde em debate
Um assunto que dominou boa parte dos pronunciamentos foi a saúde pública. O vereador Raul Chaves (PMDB) ocupou a Tribuna para criticar a gestão do secretário municipal de Saúde, Alex Antun. De acordo com o vereador, o secretário estaria perseguindo alguns funcionários “por razões políticas” e isto estaria prejudicando a qualidade do atendimento. Raul Chaves também criticou, sem citar nomes, outros funcionários estariam deixando de respeitá-lo como vereador. “Se nós vereadores nos unirmos, colocamos a cabeça de qualquer secretário na bandeja”, declarou.
Já o vereador Itamar Júnior (PSC), vice-presidente da Câmara, relatou a visita que ele e o vereador Fábio “Espiga” Chaves (PTB) fizeram ao Pronto Atendimento Municipal e elogiou a atuação de Alex Antun e do diretor de Saúde, Cleocir Portella. Itamar Júnior contou que, além de obterem todos os esclarecimentos que pediram, ele e Fábio Espiga conversaram com pacientes e todos elogiaram a qualidade e a rapidez do atendimento.
O líder do executivo, vereador Almir Troyner (PSDB) sugeriu que Raul Chaves fizesse uma comparação com a qualidade da saúde de Guaratuba com a de anos anteriores. Troyner falou dos avanços no Hospital Municipal, no Pronto Atendimento e nas unidades de saúde. “O secretário está sempre disponível, mas é claro que não consegue atender tudo o que se pede”, disse. O líder destacou que há diversas situações que devem ser solucionadas. Deu como exemplo o pedido dos moradores de um bairro pela saída de um médico enquanto no bairro Piçarras os moradores fizeram um abaixo-assinado para pedir a permanência do médico Romano Onyskiewicz, conforme a vereadora Cátia Silvano (PMDB) havia informado na mesma sessão.
Outros assuntos
Outros assuntos de destaque foram a indicação do vereador Mauricio Lense (PPS) para criação de um sistema municipal de defesa do consumidor e o pedido do vereador Artur Santos (PSD) de mobilização de uma força tarefa da polícia para combater a criminalidade nos bairros Figueira, Brejatuba e Vila Esperança.
O vereador Sérgio Braga (PSB) informou que graças a intervenções dele e da vereadora Maria Batista (DEM) a agência dos Correios que havia sido fechada no bairro Coroados foi reaberta. Sérgio Braga também denunciou falhas nas informações sobre débitos com o IPTU e defendeu que a prefeitura lance um novo programa de refinanciamento de débitos, desta vez com prazos mais longos para pagamento. O vereador também alertou para a necessidade urgente de construção de um novo cemitério em Guaratuba.