O vereador Mordecai Magalhães de Oliveira (DEM), obteve 8 votos, e foi eleito presidente da Câmara de Guaratuba para o biênio 2013/2014. O outro candidato, Raul Chaves (PMDB), teve cinco votos.
Em Guaratuba, a eleição da Mesa Diretora é feita por votação secreta e avulsa, ou seja, o voto para cada um dos quatro cargos pode ser dado a qualquer um dos 13 vereadores. Apesar disto, a eleição de todos os quatro cargos foi pela mesma votação, comprovando que a escolha foi resultado de articulação anterior.
Artur Santos (PSD) foi eleito 1º secretário, Itamar Júnior (PSC), vice-presidente, e Maria do Neno (DEM), 2ª secretária.
A votação aconteceu na noite do dia 1º de janeiro, em seguida à cerimônia de posse dos vereadores, no Iate Clube de Guaratuba. A eleição foi conduzida por Raul Chaves, na condição de eleito mais velho (foto). Após assumir a presidência, Oliveira deu posse à prefeita reeleita Evani Justus (PSDB) e ao vice-prefeito Vandir Esmaniotto (PT).
Oliveira inicia seu terceiro mandato como vereador (2001-2004 e 2005-2008) e foi o mais votado (741 votos) em 2012. Os demais membros da mesa estão no primeiro mandato.
No dia seguinte à posse e eleição, Oliveira nomeou os membros das comissões permanentes com mandato de dois anos e formadas por todos os demais 12 vereadores.
Justiça e Redação
João Almir Troyner (presidente)
Juarez Serafim Temóteo
Itamar Cidral da Silveira Júnior
Finanças e Orçamento
Itamar Cidral da Silveira Júnior (presidente)
Artur Carlos dos Santos
Mauricio Lense
Obras e Serviços Públicos
Artur Carlos dos Santos (presidente)
Raul Chaves
Ana Maria Correa da Silva
Saúde, Bem Estar e Assistência Social
Maria da Silva Batista
Juarez Serafim Temóteo
Laudi Carlos de Santi “Tato”
Educação, Cultura, Esporte e Turismo
Catia Regina Silvano (presidente)
Fabio Chaves “Espiga”
Sergio Alves Braga
Líder – Almyr Troyner (PSDB) foi indicado como líder do Governo na Câmara e Juarez “Galego” como vice-líder.