A ampliação do número de cadeiras, o surgimento de novas lideranças e o desgaste na imagem de alguns vereadores contribuíram para a renovação de 77% na nova Câmara Municipal de Guaratuba.
Dos antigos nove vereadores, apenas três conseguiram reeleger-se: Laudi Carlos de Santi Tato (PT), Sergio Alves Braga (PSB) e José Carlos Gonçalves “Joia” (PSD). Com a morte de Joia, no dia 19 de outubro, assumiu a vaga a vereadora Ana Maria Correa da Silva (PTdoB).
As quatro coligações que apoiaram a releição da prefeita Evani Justus (PSDB) elegeram 10 dos 13 novos vereadores. A coligação que apoiou a candidatura do ex-prefeito José Ananias dos Santos (PMDB) fez dois vereadores e a coligação que apoiou a candidatura de Betinho Jamur (PPS) elegeu um. Apenas dois partidos elegeram mais de um vereador: DEM, com 3 vereadores e PMDB, com dois.
A diplomação dos vereadores, juntamente com a da prefeita Evani e do vice-prefeito Vandir Esmaniotto (PT) aconteceu na Câmara, no dia 13 de dezembro. A cerimonônia de posse, junto com a eleição da Mesa Diretora, aconteceram na noite do dia 1º janeiro, no Iate Clube de Guaratuba.
Os novos vereadores de Guaratuba (por ordem de votação)
Foto: Notícias Guaratuba 14/12/2012