Câmara Municipal de Guaratuba

Rua Carlos Mafra 494, Centro, Guaratuba - Paraná - Fone (41) 3442-8000 | 3442-8001 - camara@camaraguaratuba.pr.gov.br - Atendimento Público: 12 às 18 hs | Sessões: Segunda as 18 hs

Reunião Plenária do dia 25 de outubro de 2010 - Material Resumido (Release)

 

 

Expedientes recebidos

Conviteda Prefeitura e Câmara Municipal de Morretes para os eventos em comemoração aos 277 anos do Município, iniciando-se no dia 25 de Outubro e findando em 05 de Novembro com o desfile cívico.

 

Oficionº 284/2010 firmado por Ilson Rhoden – Secretário Municipal de Indústria, Comércio, Pesca e Agricultura solicitando Moção por ato de bravura ao soldado Jarbas Budal, justificando os acontecimentos ocorridos no dia 25 de Agosto passado nas proximidades do Posto Rodoviário de Coroados.

 

Oficio15/2010 firmado por Carlos André Dias de Almeida – Gerente da Agência local do Banco do Brasil, comunicando que buscando fortalecer a economia do Município de Guaratuba, notadamente o agro-negócio local e a cadeia produtiva, será promovido o 1º Encontro de Bananicultores de Guaratuba e Região, nos dias 28, 29 e 30 de Outubro, em parceria com a Emater e Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura, e assim sendo, convida todos os Vereadores para participarem da Cerimônia de Abertura no dia 28 de Outubro, as 13:30 horas, no Camping Municipal de Guaratuba.

 

Proposições

Vereadora Ana Maria Correa da Silva

Requereu,depois de ouvido o plenário, fosse encaminhado expediente o Sra. Evani Cordeiro Justus digníssima prefeita municipal de Guaratuba, solicitando se digne mover gestões junto a concessionária de serviços públicos SANEPAR no sentido de verificar a possibilidade de instalação de rede de esgoto no Bairro Caieiras e também a instalação de uma creche no mesmo bairro.

 

Vereador João Almir Troyner

Requereuencaminhamento do expediente à Senhora Prefeita Municipal Evani Cordeiro Justus, para que dentro das possibilidades, se determine aos órgãos competentes da municipalidade, o patrolamento e ensaibramento da Rua Treze de Maio, na extensão da Avenida Curitiba até a Beira Mar.

 

Requereuencaminhamento do expediente à Senhora Prefeita Municipal Evani Cordeiro Justus, para que dentro das possibilidades, se determine aos órgãos competentes da municipalidade, o patrolamento e ensaibramento da Rua Berilo da Cunha Padilha, na Vila Esperança.

 

Tribuna

Vereador João Almir Troyner

O vereador iniciou sua fala comentando os problemas ocasionados pelas obras na Avenida Paraná e que os devidos reparos não foram executados pela Sanepar e que está faltando um pouco de atenção por parte da empresa. Prosseguindo, destacou o trabalho dos Srs. Enéas Marcondes e Élcio, pelo trabalho que estão realizando na comunidade do Rio Bonito. Continuando, o parlamentar afirmou que mais uma vez um cidadão da comunidade falou positivamente sobre o trabalho do Poder Legislativo. Na sequência, comentou que em breve estará acontecendo a eleição da Mesa Diretora da Casa e que vaidades ou qualquer outra coisa devem ser deixadas de lado para que a união dos vereadores não seja abalada. O parlamentar também fez referência ao vereador licenciado, Ilson Rhoden, pela sugestão de Moção ao soldado Jarbas Budal pelo ato de bravura no episódio que aconteceu dia 25 de agosto. Prosseguindo, agradeceu a prefeita Evani Justus pelo atendimento de proposição de sua autoria. Finalizando, lamentou o falecimento do Sr. Nelson Cordeiro e pela amizade que manteve com ele e das inúmeras qualidades que o Sr. Nelson possuía principalmente a transparência, honestidade e nobreza de coração.

 

Vereador Sergio Alves Braga

O vereador iniciou seu pronunciamento, comunicando que enviará expediente de condolências as famílias dos Srs. Nelson Cordeiro e Professor Manuel Mandu, pelo passamento dos mesmos. Prosseguindo, solicitou ao presidente da Mesa, envio de expediente ao departamento municipal responsável para que providencie os devidos reparos nos bloquetes da Rua Londrina, uma vez que a referida via se encontra em estado precário. Continuando, afirmou que há alguns anos entrou com projeto para mudança de nome de uma rua, entretanto, mesmo aprovado e sancionado, a mudança do nome da rua não aconteceu e que a prefeita tem que tomar conhecimento desses fatos, uma vez que acarreta diversos problemas, entre eles a entrega de correspondências, faturas de energia elétrica e água etc. Prosseguindo, o vereador alertou que os serviços de limpeza de valetas e canais estão ocorrendo de forma errada e que ruas podem desaparecer caso ocorram chuvas fortes. Prosseguindo, comentou matéria jornalística sobre a construção da ponte sobre a Baía de Guaratuba e da luta do deputado Nelson Justus e dos oito vereadores de levaram o pedido ao secretário de Turismo do Estado, através do presidente da Casa, vereador Claudio Nazário.

 

Palavra Livre

Vereador Paulo de Araújo

O parlamentar iniciou sua fala manifestando sua preocupação com o mau cheiro que exala dos taques de tratamento da estação de esgotos da Sanepar. Segundo o vereador, ele teve acesso a um exame dos resíduos e que o tratamento não está sendo realizado de forma adequada e que existe risco de contaminação da Baía de Guaratuba. Sobre o tema, o vereador solicitou envio de expediente ao órgão competente para que ocorra um exame mais apurado da água que é lançada pela referida estação, e cujo resultado seja enviado a Casa de Leis. Prosseguindo, afirmou que existe um departamento de geo-processamento do Município e que o responsável seja convocado acerca de explicar a ausência de nomenclatura em ruas, escolas, logradouros em que ocorreram alterações de nomes. Após colocar em votação e todos os vereadores concordarem, o presidente da Mesa anunciou que o responsável será convocado.

 

Vereador Natanael Correia de Araújo

O parlamentar usou a palavra livre comentando a qualidade da água fornecida pela Sanepar, principalmente pela adutora do Rio Saí-Guaçú, onde existe a influência das marés e que comprometem a qualidade da água. Prosseguindo, comentou a falta de investimentos do Governo do Estado e que muitos projetos apresentados para a área turística não foram executados por falta de apoio governamental. Em aparte, o vereador Tato afirmou que o Município perdeu uma verba de 7 milhões de reais para ser investido na revitalização da orla e balneabilidade. Sobre a colocação do vereador Tato, o vereador Nato afirmou ser gravíssima a situação se isso realmente ocorreu.

 

Vereador Tato

O vereador iniciou sua fala declarando estar chateado pelo estado lastimável da Avenida Paraná e que provavelmente a situação permanecerá precária por muito tempo, uma vez que é costume da Sanepar promover estragos e não promover os devidos reparos. Prosseguindo, o vereador pediu providências a respeito do estado precário do parquinho do Bairro Cohapar e os pais de crianças que utilizam o local pedem que os brinquedos sejam reinstalados, uma vez que é o único local de recreação naquelas imediações, destacando que a melhoria é de baixo custo e perfeitamente viável.

 

Vereador Cezar Marinheiro

O vereador deu início a seu pronunciamento, solicitando envio de expediente ao D.E.R, para que o acesso ao Bairro Caieiras seja liberado durante a temporada. Tal ação se constituiria em disponibilizar uma das pistas para acesso exclusivo ao bairro. Continuando, o vereador comentou o veto de um projeto de Lei sobre a integração do transporte coletivo entre Guaratuba e Pontal do Paraná e que a monopolização que existe atualmente é prejudicial e não atende os usuários de forma satisfatória. Sobre o tema, o vereador solicitou envio de expediente a prefeita Evani Justus, para que a empresa que atualmente realiza o transporte entre Guaratuba e Paranaguá, melhore os serviços e disponibilize mais horários para os usuários. Em aparte, o vereador Sergio Braga apresentou um abaixo-assinado em que mais de cem pessoas reivindicam tais melhorias. O vereador também solicitou envio de ofício a empresa F. Andreis para instalação de uma bilheteria para quem se dirige do Cabaraquara ao Porto de Passagem.

 

Vereador Joia

O parlamentar usou a palavra para agradecer o governador Orlando Pessuti pelo bom atendimento ao Litoral através das ações que estão ocorrendo. O parlamentar solicitou envio de expediente a Sudersha para que ocorra a dragagem do acesso a Barra do Saí. Continuando, o parlamentar solidarizou-se com os vereadores que mencionaram a falta de atenção da Sanepar que não promove os devidos reparos após a execução de obras em vias públicas da cidade. Finalizando cumprimentou a direção da Igreja Milagres de Jesus pelo evento realizado recentemente.

 

Vereador João Almir Troyner

O parlamentar usou a palavra livre afirmando que o ex-governador Roberto Requião realizou várias obras na cidade, entre elas o Centro de Treinamento do Corpo de Bombeiros. Prosseguindo, o parlamentar comentou algumas proposições apresentadas e sugeriu que um dirigente da Sanepar seja convocado pela Casa para esclarecimentos dos reparos que não são realizados após as obras.

 

Vereadora Ana Maria Correa da Silva

A parlamentar comentou que existem três proposições que está reativando do mandato passado, principalmente o problema do esgoto e que acredita que a prefeita Evani Justus deverá interceder para solução do problema.

 

Após as deliberações e pronunciamentos dos Senhores Vereadores, o presidente da Mesa, vereador Claudio Nazário da Silva deu por encerrada a sessão, marcando novo encontro para o dia 3-11-2010

 

Assessoria de Comunicação Social da Câmara de Vereadores

Notícias

Sessão Plenária tem votação de pareceres e ...

 Na sessão desta segunda-feira (21) nos expedientes recebidos foram apreciados:  Projeto de Lei Complementar do Executivo nº 21, de autoria ...

Câmara realiza a 13ª sessão ordinária do segundo ...

Nessa segunda-feira (14) durante a sessão ordinária, foi apreciado o seguinte expediente: Ofício 22/24 – Encaminha o Ofício do Executivo 148/24, ...