Câmara Municipal de Guaratuba

Rua Carlos Mafra 494, Centro, Guaratuba - Paraná - Fone (41) 3442-8000 | 3442-8001 - camara@camaraguaratuba.pr.gov.br - Atendimento Público: 12 às 18 hs | Sessões: Segunda as 18 hs

Reunião Plenária do dia 10 de Agosto de 2009 - Material Resumido

 

Proposições dos Vereadores

Vereador Ilson Rhoden

Requereu, através de expediente ao presidente da Casa, que os veículos da Câmara Municipal de Guaratuba sejam identificados com o Brasão do Poder Legislativo, nas portas laterais e tampão traseiro.

 

Apresentou relatório de atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde, através de expediente enviado ao presidente da Casa.

 

Vereador José Carlos Gonçalves

Requereu que fosse encaminhado expediente a Sra. Prefeita do Município, Solicitando se digne viabilizar junto ao Órgão competente a Pavimentação das Avenidas Ivaí, Rui Barbosa e Água Verde no Bairro de Piçarras.

 

Tribuna

Vereador Sergio Braga

O parlamentar iniciou seu pronunciamento comentando a proliferação da gripe A no Estado e as medidas preventivas que estão sendo tomadas em Guaratuba. Prosseguindo, o vereador afirmou que a Santa Casa de Misericórdia atravessa sérias dificuldades, e que até o presente momento não foi firmado o convênio que tradicionalmente a Prefeitura celebra com a entidade. Em aparte, o vereador Paulo de Araújo leu trechos da Constituição Federal e da Lei Orgânica do Município, onde existe referência das obrigações do Município para com a área de saúde. Continuando, Sérgio Braga afirmou que a Santa Casa é o único estabelecimento hospitalar da cidade e que tal situação e inadmissível. O vereador também mencionou a falta de medicamentos no Pronto Atendimento e nos Postos de Saúde, principalmente medicamentos de uso contínuo. Prosseguindo, o vereador solicitou que seja implantado estacionamento específico para motocicletas na área central, principalmente próximo a bancos. Na sequência, o vereador denunciou o caso de um morador da cidade que foi atendido no PS, devido a uma crise de hemorróidas, e que teve a inflamação cortada com uma lâmina de barbear. Também citou um caso que um cidadão que teve diagnosticada uma disfunção gástrica por médicos do PS, e que após ser atendido em Curitiba por outro profissional, foi constatado quadro de infarto do miocárdio. O parlamentar frisou que não se tratava de criticar a secretária de saúde, enfatizando que com saúde não se brinca. Concluindo, o vereador detalhou diversos problemas de infra-estrutura, elogiando a limpeza da área central da cidade. O vereador finalizou alertando a prefeita Evani Justus, que o ônus de todos esses problemas será exclusivamente dela.

 

Palavra Livre

Vereador Joia

O vereador solicitou envio de expediente ao Pastor Gabriel, cumprimentando o mesmo pelo fato de ter assumido a presidência da APAE. Continuando, o vereador afirmou que desconhece o que vem ocorrendo dentro da Secretaria de Obras, e que deixam de atender o perímetro urbano, para priorizar a área rural, onde há menos de três meses ocorre intervenção das máquinas para manutenção e que o perímetro urbano deveria ser priorizado.

 

Vereador Paulo Eder de Araújo

O vereador iniciou seu pronunciamento, comentando a padronização dos táxis e a preocupação dos taxistas em se adequar às normas, principalmente na questão de pintura dos mesmos. Sobre o tema solicitou empenho do líder da prefeita para flexibilizar o prazo para adequação dos veículos.

 

Vereador Cezar Marinheiro

O vereador deu início a sua fala, cumprimentando os pais pela passagem de seu dia. Continuando, destacou o evento promovido pela família Silvano, cuja renda foi destinada a Santa Casa de Misericórdia. Prosseguindo, o parlamentar comentou que realmente o estado da Av. Água Verde e precário, e que ele (Cezar), também apresentou proposição para melhorias naquela via. Finalizando, o vereador conclamou seus pares para uma reunião com o Poder Judiciário, para encontrar soluções para a área de segurança pública, principalmente a permanência de menores em estabelecimentos noturnos e congêneres.

 

Vereadora Ana Maria

A vereadora afirmou que visitou a localidade do Cubatão e que ocorreram melhorias na estrada de acesso e que em breve a via receberá material retirado do leito do rio. A parlamentar também agradeceu o secretário de obras, que atendeu suas reivindicações formuladas para a comunidade da Pedra Branca do Araraquara.

 

Vereador Ilson Rhoden

O parlamentar iniciou sua fala, comentando que a atual gestão recebeu a prefeitura em situação precária, inclusive o parque de máquinas, mas que estão sendo viabilizados recursos através do SEDU para aquisição de maquinário que agilizará os serviços urbanos. Continuando, em resposta ao vereador Sergio, o parlamentar elogiou a iniciativa do parlamentar que declarou que solicitará detalhes sobre determinadas licitações. Prosseguindo, ele afirmou que com relação à denúncia de maus tratos a pacientes, as medidas serão tomadas de maneira enérgica se os fatos realmente procederem. Prosseguindo, o líder da prefeita comentou sobre a regularização das posses e que não haverão custos de escrituração e que eventuais dividas de IPTU serão analisadas caso a caso, podendo inclusive ocorrerem isenções.

 

Vereador Nato

O vereador iniciou sua fala, solicitando envio de ofício ao secretário de obras, para manutenção imediata da estrada do Cabaraquara. Prosseguindo, reiterou sua conclamação a seus pares para que haja concentração de esforços para que os parlamentares cobrem dos deputados que obtiveram votação em Guaratuba. Prosseguindo, afirmou que realmente os bairros da cidade estão em situação calamitosa e que tais problemas de infraestrutura também ocorreram na gestão anterior, e que cabe ao vereador cumprir seu papel e reivindicar. Finalizando, o parlamentar declarou que torce pelo sucesso da atual administração, entretanto destacou que com três ou quatro secretarias será muito difícil administrar o Município de forma eficiente.

 

Vereador Tato

O vereador iniciou sua fala afirmando que não desejava ser repetitivo nem exagerado em determinado assunto, mas que é vergonhosa a situação da área de saúde, e que a secretária está brincando de casinha de boneca, pois até agora não mostrou para que veio. Continuando, criticou a situação de ruas da cidade, comparando as mesmas a um queijo suíço. O parlamentar também afirmou que o secretário Carlos de Carvalho também está brincando de casinha, e que o mesmo concentra várias secretarias, mas que não tem competência para cuidar sequer de uma. Finalizando, o parlamentar afirmou que o povo está cansado de palavras bonitas e muitas desculpas, e que Guaratuba precisa de gente que trabalha e não meia dúzia de “encostos” que não fazem nada.

 

Vereador Cláudio Nazário

O parlamentar iniciou seu pronunciamento, afirmando que em contato com a prefeita municipal, em decisão conjunta, optaram por não determinar a suspensão de funcionamento das danceterias e estabelecimentos similares em função da pandemia de gripe suína, mas sim que será disponibilizado material explicativo em cada local e que os frequentadores de tais locais serão bem informados, ficando a critério de cada um frequentar ou não

 

Após as deliberações do Plenário, o presidente da Mesa deu por encerrada sessão, marcando novo encontro para o dia 17/08/2009

 

Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores

Notícias

Sessão Plenária tem votação de pareceres e ...

 Na sessão desta segunda-feira (21) nos expedientes recebidos foram apreciados:  Projeto de Lei Complementar do Executivo nº 21, de autoria ...

Câmara realiza a 13ª sessão ordinária do segundo ...

Nessa segunda-feira (14) durante a sessão ordinária, foi apreciado o seguinte expediente: Ofício 22/24 – Encaminha o Ofício do Executivo 148/24, ...