Expedientes Recebidos
Oficio nº 173/09 firmado pela Prefeita Municipal, encaminhando para apreciação o PROJETO DE LEI nº 1171 – Dispõe sobre alteração da Lei Municipal nº 1316/08, criando cargos de médicos especialistas e alterando a nomenclatura do cargo de “médico” para “médico generalista”.
PROJETO DE LEI nº 438 – iniciativa do Vereador Sergio Alves Braga – Declarando de utilidade pública municipal a Associação de Capoeira Ilha Bela.
Proposições dos Vereadores
Vereador Laudi Carlos de Santi (Tato)
Requereuna forma regimental, encaminhamento de expediente ao Executivo para determinação de reabertura e revitalização do Posto de Informações turísticas localizado na Avenida Curitiba.
Requereuna forma regimental, encaminhamento de expediente ao Executivo para determinação de abertura e revitalização do Posto de Saúde do bairro Nereidas.
Vereador Sergio Alves Braga
O Vereador Sergio Alves Braga , usando de suas atribuições regimentais, apresentou à deliberação do Plenário, o seguinte Projeto de Lei:
Art. 1º - Fica declarada de utilidade publica municipal a ASSOCIAÇÃO DE CAPOEIRA ILHA BELA, com sede nesta cidade, à rua Pirai do Sul, 2148, bairro Carvoeiro, inscrita no CNPJ sob nº 10.767.015/0001-33.
Art. 2º -Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as demais disposições em contrário.
Pronunciamentos
Vereador Sergio Braga– Solicitou envio de expediente a Copel de Guaratuba, para que repasse informações acerca dos valores repassados ao Município, proveniente das taxas de iluminação pública cobrada dos consumidores. O parlamentar também solicitou envio de expediente a prefeita municipal, para que a mesma tome conhecimento da Lei 1.310 que regulamenta reajuste de salários aos servidores públicos municipais. Finalizando, o vereador Sergio Braga comentou a sessão solene realizada no último dia primeiro, afirmando ter sido justa a comenda pelos serviços já prestados pelo deputado Fruet a Guaratuba. O vereador somente lamentou a ausência de público durante a sessão solene.
Vereador Claudio Nazário– O parlamentar utilizou a palavra para explicar a seus pares o funcionamento do sistema de arrecadação de taxas e aplicação dos recursos feitos pela Copel, inclusive a sistemática de cobrança de energia dos prédios públicos. Prosseguindo, o presidente da Mesa também comentou a ausência de publico na sessão solene de entrega de Titulo de Cidadão Honorário ao deputado Gustavo Fruet, porém afirmou que cerca de 150 convites foram distribuídos.
Vereador José Carlos Gonçalves – O parlamentar solicitou envio de expediente cumprimentando os diretores e diretoras de escolas pela brilhante participação no desfile do dia 29 de Abril, especialmente aos professores e direção da Escola Municipal Maximo Jamur do bairro Caieiras.
Vereador Natanael Correia de Araújo– O vereador reiterou as afirmações do vereador Jóia cumprimentando os diretores(as) de escolas pela participação no desfile. Prosseguindo, o vereador solicitou envio de expediente ao deputado Antonio Anibelli, cumprimentando-o por seu pronunciamento feito na Assembléia Legislativa por ocasião do aniversário de Guaratuba.
Vereadora Ana Maria– A parlamentar justificou sua ausência na sessão solene de entrega de título de cidadão honorário ao deputado Gustavo Fruet, solicitando que sua justificativa ficasse registrada na Ata da presente sessão.
Vereador Paulo Eder de Araújo– O vereador também enalteceu o brilhante desfile realizado no dia 29 de Abril, solicitando envio de expediente cumprimentando a secretária de educação, extensivo as professoras e alunos. Prosseguindo, o parlamentar comentou as filas que se formam na Agência dos Correios e em agências bancárias da cidade. Na seqüência, o vereador Paulo afirmou que foi procurado por alguns artesãos que trabalham em frente à igreja centenária e que os mesmos estão apavorados pela informação que serão comunicados a deixar aquele local. Sobre o assunto, o vereador afirmou que não acredita que a determinação tenha partido da prefeita, uma vez que os artesãos trabalham naquele local há mais de trinta anos e que já fazem parte da história da cidade.
Vereador Cezar Marinheiro– O parlamentar comentou que esteve na agência do Banco do Brasil na segunda-feira e que aguardou 55 minutos para ser atendido, uma vez que somente três caixas atendendo. O vereador afirmou ser um descaso o que vem ocorrendo. Prosseguindo, o vereador comentou o sucesso do desfile de aniversário de Guaratuba. Dentro do tema, solicitou envio de oficio ao prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora pela presença no desfile e pela Banda de Matinhos que apresentou-se na ocasião.
Vereador Ilson Rhoden– O vereador iniciou seu pronunciamento fazendo referência ao grande desfile em comemoração aos 238 anos de Guaratuba. O parlamentar destacou o trabalho de organização da prefeita, da secretária de educação e demais envolvidos, cumprimentando a todos. Prosseguindo, o líder da prefeita afirmou que o acesso do final da rua XV de Novembro já está sendo liberado e que a população já pode acessar o deck existente no local e outras áreas de circulação. Na seqüência, o líder da prefeita afirmou que a questão envolvendo a remoção dos trailers de cachorro quente já está sendo solucionada e que os ambulantes não serão desamparados em hipótese alguma. Prosseguindo, o vereador Fleck respondeu a questionamentos de alguns vereadores, também se comprometendo a levar as reivindicacões ao conhecimento do Executivo. Finalizando, o líder da prefeita anunciou que a liberação do saibro junto aos órgãos ambientais estará concluída em breve.
Vereador Tato– O parlamentar comentou a obstrução da rua XV de Novembro e que no local deve ser construído um trapiche público para que todos tenham acesso. Prosseguindo, o vereador Tato afirmou a necessidade urgente da realização de melhorias em ruas do bairro Coroados. Na seqüência, o parlamentar comentou a eventual remoção dos artesãos defronte a Igreja Centenária e teme que isso pode se tratar de mais um surto de algum secretário. Sobre a questão da remoção dos carrinhos de cachorro quente, o vereador Tato foi enfático ao afirmar que existem coisas mais importantes a serem observadas na cidade que impedir trabalhadores de ganhar seu sustento.
Após as deliberações do Plenário, o presidente da Mesa deu por encerrada sessão, marcando novo encontro para o dia 11/05/2009
Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores