ABERTURA
Presidente Paulo Eder de Araújo
O Presidente Paulo Araújo, iniciou os trabalhos da décima quinta sessão ordinária do segundo período legislativo de 2012, dentro da décima quinta legislatura. Convidou para compor a mesa o delegado de Polícia Civil, Lúcio Lugli, que falou sobre a segurança pública em Guaratuba. Cumprimentou os vereadores e o vice-prefeito eleitos em sete de outubro e o público presente no Plenário da Câmara Municipal. Justificou a ausência das vereadoras Ana Maria Corrêa da Silva e Mirram Passos. Elogiou ao Jornal da Hora pela seriedade em que divulga as matérias, se referindo a matéria sobre segurança pública realizada nas dependências da Câmara Municipal pelo Capitão Kamakwa, que foi destaque em primeira página. Disse que não sabe o que aconteceu com o PROED (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), desenvolvido, no seio das escolas e que em Guaratuba não está mais ativo e solicitou ao líder da prefeita para se certifique por que foi desativado. Comentou que é a favor da Guarda Municipal para que possa proteger as escolas e o patrimônio público e o município tem condições conforme o Projeto que foi aprovado pela Câmara Municipal.
TRIBUNA LIVRE
Convidado pelos vereadores esteve presente na sessão o delegado de Polícia Civil de Guaratuba, Lúcio Lugli, que na oportunidade relatou aos nobres pares e demais presentes sobre a atual situação e atuação da Polícia Civil e a questão da segurança pública em nossa cidade e a afirmou: “ Minha bandeira é da Segurança Pública”.
PALAVRA LIVRE
Vereador Mário Cezar Temoteo ( Cezar Marinheiro
Ao iniciar sua fala, cumprimentou todos os presentes e elogiou o delegado de Polícia Civil Lúcio Lugli, comunicando que somente querem que o trabalho que vem sendo realizado no município está sendo bem feito e sim reivindicar junto á Secretaria de Segurança Pública para que dê melhores condições para a continuidade deste trabalho que vem sendo realizado, com viaturas novas e mais pessoal para atender a demanda do município que obteve um aumento na população e por se tratar de uma cidade turística recebe muitas pessoas e o policiamento deve ser maior após a temporada. Ao finalizar nominou os eleitos em sete de outubro que estavam presentes na sessão.
Vereador Laudi Carlos de Santi ( Tato)
O parlamentar cumprimentou todos os presentes e reafirmou sua crítica ao governo do estado, pois se tratando em segurança pública a Policia Civil e Militar precisa de viaturas novas e mais efetivo de policiais, para dar continuidade ao trabalho que já vem sendo realizando. Afirmou que espera que o governo consiga melhorar a questão de Segurança, Educação e na Saúde, que está deixando a desejar, pois Guaratuba é um município que recebe muitos turistas e precisa ser melhor atendido.
Vereador Natanael Correia de Araújo ( Nato)
o cumprimentar todos os presentes, agradeceu a presença do delegado de Polícia Civil, Lúcio Lugli e disse que fez requerimento e encaminhou ao deputado Nelson Justus para que mantenha o delegado Lúcio em nossa cidade, pelo trabalho que vem sendo realizado e a solicitação ao Secretário Estadual de Segurança Pública é para fortalecer ainda mais o trabalho que vem se desenvolvendo. Comentou ainda que os dez deputados mais votados em Guaratuba se unam para trazer melhorias ao município. Afirmou que já esteve juntamente com o delegado na Secretaria de Segurança Pública e a maior preocupação é com relação aos assaltos a mão armada e os roubos que estão ocorrendo no município. Quanto á Guarda municipal disse que mexe no orçamento do município e a prioridade em sua opinião e para manter a saúde e educação em primeiro lugar. Ao finalizar concluiu que a união de forças entre Polícia Civil, Militar e a comunidade para pedir junto ao governador e secretários de estado reforço na segurança para o nosso município.
Vereador Ilson Rhoden (Fleck)
Cumprimentou todos os presentes em especial o delegado de Polícia Civil Lúcio Lugli e relatou a clareza e a eficiência com que o delegado vem desenvolvendo seu trabalho em Guaratuba e afirmou que viu a maquete para a construção da nova delegacia de Polícia que será construída em nosso município e que devem voltar a falar com a prefeita e cobrar do governo para agilizar a construção da nova delegacia que irá favorecer aos policiais. Quanto a Guarda municipal afirmou que hoje São José dos Pinhais tem a melhor Guarda municipal do estado, mas tem alto custo financeiro aos cofres públicos e hoje Guaratuba não tem condições de manter uma Guarda Municipal devido ao alto custo, mas que existe o Projeto LUZ que é voltado para ajudar na questão de segurança pública e poderá facilitar á Policia Local com monitoramento específico. Ao finalizar parabenizou ao delegado Lúcio Lugli e sua equipe pelo trabalho que vem realizando.
Vereador Sérgio Alves Braga
Saudou os presentes e elogiou o trabalho , a coragem e dedicação desempenhada pelo delegado de Polícia Civil Lúcio Lugli e sua equipe de policiais em Guaratuba. Comentou que o ex-governador Requião que não realizou concurso público para aumentar o efetivo da Polícia em todo o estado e hoje é diferente com o atual governo que abriu concurso e espera que o município venha a ter mais efetivo e novas viaturas na polícia local. Relatou novamente a falta de recursos oriundos da esfera federal, através do deputado Francischini, o qual ele trabalhou e o mandato está terminando e nada fez por Guaratuba.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Nada mais havendo a ser deliberado, o Presidente agradeceu a presença de todos e deu por encerrada a Sessão, marcando outra para o próximo dia 26 de novembro, as 20:00 horas.
Delegado de Polícia Civil, Lúcio Lugli.
Mesa: Natanael Correia de Araújo, Paulo eder de Araújo e convidado Lúcio Lugli.
Vereadores: Ilson Rhoden, Mário Cezar Temóteo e Claudio Nazário da Silva.
Vereadores: Sérgio Alves Braga e Laudi Carlos de Santi.
Público no Plenário da Câmara Municipal.