PROPOSIÇÃO
Vereador Mário Cezar Temóteo ( Marinheiro)
Requereu na forma regimental seja encaminhado expediente a senhora Evani Cordeiro Justus, Digníssima Prefeita Municipal de Guaratuba: Para Que o Poder Executivo, realize estudo de viabilidade financeira e técnica para substituir a reforma do prédio do posto de saúde do bairro piçarras, por um novo prédio a ser construído na Avenida Água verde esquina com av.Batel, com espaço para pronto atendimento 24 horas. E com a substituição do local, incorporar o espaço a Escola Municipal Adolpho Vercesi.
ABERTURA:
Vice- Presidente Ilson Rhoden ( Fleck)
O Vice-Presidente Ilson Rhoden presidiu a sessão justificando a ausência do Presidente Paulo Araújo, deu iniciou os trabalhos da décima quinta sessão ordinária do primeiro período legislativo de 2012, dentro da décima quinta legislatura. Agradeceu aos presentes e solicitou a compreensão dos nobres pares para conduzir os trabalhos legislativos.Nas matérias constantes na ordem do dia o vereador Sérgio Alves Braga pediu vista ao Projeto de Lei 506 - Que fixa os subsídios do prefeito,vice- prefeito, secretários municipais (ou cargos da mesma natureza) para o período de 2013 á 2016 e dá outras providências. E ao Projeto de Resolução 2012 - Que fixa o subsídio dos vereadores da Câmara Municipal de Guaratuba para o período de 2013 á 2016. Após conceder ao pedido de vistas o vice-presidente Ilson Rhoden elogiou a austeridade com que a prefeita Evani tratou alguns setores do Instituto de Previdência de Guaratuba (IPG) e isso o tornou eficiente e está aí o resultado positivo para o município.
PALAVRA LIVRE
Vereador Natanael Correia de Araujo
Iniciou sua fala cumprimentando a todos e falou sobre reportagem que viu na TV RPC sobre a insegurança em nosso litoral, onde o Delegado Messias de Matinhos / Litoral falou sobre os problemas com a falta de contingente e viaturas, e sobre a importância de as cidades terem uma Guarda Municipal, ressaltou que muitas vezes foi a favor da criação da Guarda, mas atualmente acha que não é viável, pois o município não tem arrecadação necessária para poder arcar com os salários aos futuros Guardas, e que a obrigação da segurança pública em uma cidade como a nossa que é turística é do governo do estado porque o povo paga impostos para isso. Citou algumas cidades onde existe a guarda municipal como Araucária, Campo Largo e São José dos pinhais que possuem verba para este fim, mas infelizmente o nosso município não tem essa arrecadação. Falou que teve vereador que teve a intenção de criar a guarda, mas não foi viável, pois Guaratuba não tem verba disponível para esse fim, porque um guarda municipal custa nada a menos do que no mínimo 2 mil reais para o município. E segundo o vereador para montar uma guarda municipal a cidade tem de estar 100% em saúde, educação e infraestrutura, o que não é o caso de Guaratuba. Disse saber das dificuldades dos delegados da policia para atender a demanda, e que isso ocorre, pois no governo estadual anterior não houve concurso para repor o contingente,mas que o governo atual está realizando concurso e logo estará contratando mais policiais para o estado. Parabenizou o Delegado de Guaratuba e pediu que fosse enviado oficio pelo trabalho realizado na cidade. Ao finalizar parabenizou o trabalho da Maria Tereza na Escola Estadual Lea Germano do Bairro Mirin, que está realizando um bom trabalho, restabelecendo a escola e que fosse encaminhado oficio para a senhora Selma do Núcleo em Paranaguá elogiando o trabalho desenvolvido na escola.
Vereador Claudio Nazário da Silva
O vereador iniciou seu pronunciamento discordando da opinião do vereador Nato quanto a Guarda Municipal, afirmando " com a Guarda municipal iria auxiliar e muito não prendendo bandidos, que a função do Policial do estado mas sim para proteger o patrimônio público, as praças, colégios CEMEIs que freqüentemente vem sendo roubadas, auxiliando nas festas com segurança sem custos, como por exemplo a Festa do Divino, entre outras realizadas no município e ainda contribuirá na fiscalização para diminuir as drogas, os andarilhos que estão extorquindo os motoristas quando estacionam seus veículos, enfim ajudaria e muito no bom andamento do município como a exemplo de outros municípios onde a Guarda funciona muito bem". Ao finalizar afirmou que quanto a verbas para a funcionar a Guarda municipal tem que ir em busca e quando quer se conquista,pois as verbas para educação e saúde são destinadas e com limites específicos para ser investidos em sua própria pasta, disse o vereador Claudio Nazário.
Vereador Sérgio Alves Braga
O vereador iniciou sua fala cumprimentando a todos e parabenizou a Prefeita Municipal, porque através dela foi criada uma nova diretoria previdenciária - da qual faz parte, além do diretor Walmor José do Valle juntamente com o senhor Alpendre - em nossa cidade, que era taxada de Diretoria de ladrões e não tínhamos crédito nenhum, mas que hoje a realidade é outra. Falou de reunião realizada na última sexta feira onde esteve presente um Diretor do Ministério da Previdência Federal e disse ser o único do Paraná que esta em dia com as obrigações previdenciárias e que hoje a cidade possui a certidão negativa de débitos junto ao governo, podendo assim requerer verbas e empréstimos para o desenvolvimento de nossa cidade, deixando as portas dos Ministérios abertas para Guaratuba. Falou sobre a competência do Senhor Alpendre pelo trabalho desenvolvido e que fosse encaminhado oficio de agradecimento a Prefeita pelo apoio e eficiência em conseguir regularizar a CRP (Certidão de Regularização Previdenciária).
Considerações Finais: Nada a mais havendo a ser deliberado na sessão, o presidente deu por encerrada a sessão, marcando outra para o dia 25 de Junho de 2012.
Vereadores Natanael Correa de Araújo, Ilson Rhoden e a Veredora Ana Maria Correa da Silva
Vereadores Cezar Temoteo e Cláudio Nazário
Vereadores Sérgio Braga, Laudi de Santi e José Carlos Gonçalves