EXPEDIENTES RECEBIDOS
Oficio nº 171/12 firmado pela Prefeita Municipal – Evani Cordeiro Justus, encaminhando para apreciação:
PROJETO DE LEI nº 1283 – Autoriza o Poder Executivo Municipal a reajustar os salários-base dos empregados públicos municipais.
PROJETO DE LEI nº 1284 – Autoriza o Poder Executivo Municipal a reajustar os vencimentos-base dos servidores detentores dos cargos de Professor e Pedagogo que integram o Grupo Ocupacional do Magistério Publico Municipal.
PROPOSIÇÕES
Vereador Sérgio Alves Braga
Requereu na forma regimental, após ouvido o Plenário, que seja encaminhado expediente a senhora Evani Cordeiro Justus, Prefeita Municipal, sugerindo a adoção de medidas que se fizerem necessárias junto aos órgãos competentes ou mesmo através de parceria publica-privada, para realização de estudos e viabilidade de realização das seguintes obras na cidade:
1) Implantação de nova iluminação, sinalização e calçadas ao longo da Avenida 29 de Abril.
2) Implantação de um calçadão e atracadouros no imóvel onde funcionava o antigo mercado municipal.
3) Construção da passarela de Caieiras.
4) Construção da ponte sobre a baía de Guaratuba.
Requereu,na forma regimental,que seja encaminhado expediente a senhora Evani Cordeiro Justus, Prefeita Municipal, solicitando se digne mover gestões junto a Companhia de Saneamento do Paraná ( SANEPAR), para que na próxima etapa de implantação da rede de esgoto em Guaratuba, a ser objeto de licitação, sejam incluídas as Avenidas Água Verde, Paranavaí, Pescaça, Juvevê e Piçarras, no bairro Piçarras.
ABERTURA
O vice -Presidente Ilson Rhoden ( Fleck)
Iniciou os trabalhos da oitava sessão ordinária do primeiro período legislativo de 2012, dentro da décima quinta legislatura. Após ouvir a palavra de Deus, justificou a ausência do presidente Paulo Araújo e nominou a presença de professores e alunos do Colégio Estadual Aníbal Curi da localidade de Coroados e da imprensa local e demais presentes. Quanto a falta de segurança, afirmou que irá buscar o apoio do Ministério Público, dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo para que haja a intervenção do estado com relação aos problemas que vem ocorrendo em nosso município.
TRIBUNA
Vereador Sérgio Alves Braga
O vereador iniciou sua fala cumprimentando a todos, e inicialmente teceu comentários sobre o seu pronunciamento na semana passada e que talvez possa ter sido mal entendido. Falou que presenciou várias vezes situações ruins no Posto de gasolina de seu amigo Celso principalmente na temporada,onde policiais vem aqui para aprontar e não fazer o seu trabalho e que já viu policiais armados, fazendo algazarras e que em uma ocasião acompanhou policias a paisana bêbados desrespeitando os funcionários do posto, sendo que tanto o proprietário e ele como vereador tentaram tomar as providências. Disse que vem a público dizer que sua intenção não é prejudicar o comércio ou mesmo seu amigo Celso, e que ali continue como está, pois é um lugar de jovens. Continuando disse que Guaratuba está passando por uma renovação graças a Prefeita Municipal, seu cunhado Nelson Justus,o Deputado Francisquini como também o Governo do Estado - Beto Richa que está modificando nossa cidade e muitas coisas estão acontecendo na cidade, e que Guaratuba é aqueles que aqui vem em baixa temporada e alta temporada e a mudança está a olhos vistos.Falou da luta para regularizar o antigo IPG - hoje o Guaraprev e o reparcelamento da dívida de outros prefeitos e que isso prejudicava a prefeita municipal pois não se conseguia a CRP regularizada, sendo que hoje isso é uma realidade e obras estão feitas como todos estão vendo e que agora é hora de pedir os recursos necessários para deslanchar o desenvolvimento da cidade, e que devemos tomar cuidado pois tem deputados que vem aqui angariar votos mas não ajudam nossa cidade em nada. Lembrou que o papel do vereador é ir busca de recursos sendo em Curitiba, Brasília e que isso é o trabalho dos vereadores para conseguir os recursos necessários para o desenvolvimento da cidade, falando que viu colado na cidade adesivos criticando as diárias que temos por direito e por lei federal, e que essas pessoas não gostam e querem a cidade para baixo, precisamos de união citando como exemplo o estado de SC. E que essas coisas deixam -nos magoados e que essas meia dúzias pessoas que não quer ver Guaratuba expandir. Finalizando mostrou fotos da futura ponte de Guaratuba enfatizando que estiveram com o governo e secretarias competentes para agilizar a licitação e construção da mesma, e que hoje em dia é inviável transitar em feriados pela PR 412 / 415 dado o movimento que ali ocorre, e que se acontecer algum acidente será difícil socorrer, pois não temos por onde ir. e que já tem um estudo para alavancar a construção da ponte para o bem de todos.
PALAVRA LIVRE
Vereador Sérgio Alves Braga
Comentou sobre o Projeto de Lei número 1280 ,que concedeu aumento aos servidores públicos municipais, com a reposição de 5,85 por cento em seus vencimento já para o mês de Abril de 2012 e elogiou a prefeita, que concedeu reajuste maior do que o do governo de estado.
Vereadora Ana Maria Correia da Silva
Cumprimentou a todos os presentes e afirmou ter recebido uma comissão de familiares das comunidades de Pedra Branca do Araraquara e Cubatão que estão preocupados com a falta da Patrulha Rural composta por policiais militares, que sempre foi precisa no chamado pela comunidade. Hoje com a ausência da Patrulha a população está assustada com roubos,exposição de armamento,uso de entorpecentes sem respeitar ninguém. Solicitou que seja encaminhado ao comando da Polícia Militar, através da prefeita municipal e do deputado estadual Nelson Justus para o retorno da Patrulha Rural naquelas localidades.
Vereador Mário Cezar Temóteo (Marinheiro)
Ao iniciar seu pronunciamento comentou sobre a preocupação que a população de Guaratuba vem tendo com tiroteios e assaltos, citando como exemplo um tiroteio realizado as nove horas da manhã 09:00h. na localidade de Piçarras. solicitou que os vereadores busquem na esfera federal e estadual através dos deputados que obtiveram votos em nossa cidade, para busquem soluções conjuntas para dar um basta na violência e roubos. Parabenizou os escoteiros pela passagem de seu dia comemorado em 23 de Abril, estendendo esta homenagem ao Grupo Desbravadores do município. Disse estar triste com o falecimento de um jovem filho do senhor Ademael com votos de condolências.
Vereador Natanael Correia de Araújo
O vereador iniciou sua fala parabenizando as rádios da cidade pelo esclarecimento ao povo através de entrevista com o delegado Lucio e pediu que fosse encaminhado oficio ao mesmo e que esse tipo de atitude acaba por tranqüilizar o povo de Guaratuba. Falou que todos sabemos que não é só a nossa cidade que passa por problemas com a falta de segurança e sim todo estado do Paraná, pois no último governo estadual não tínhamos o apoio do governador e que o atual governo já realizou concurso e que os mesmos estão sendo treinados e logo estarão nas ruas auxiliando em nossa segurança. Pediu que se não fosse possível aumentar o contingente de policias em nossa cidade que seja feito um pente fino ao final da temporada, para poder desarmar os meliantes para que não tenhamos mais assaltos a mão armada ou mesmo assassinatos, pois nossa cidade é turística e que em qualquer feriado triplica o número de habitantes e nós precisamos de mais contingente para aumentar a segurança, pedindo que fosse encaminhado ofício ou mesmo que fosse marcada reunião com o comandante do 9º batalhão em Paranaguá ressaltando a importância desse encontro. Finalizando disse que sabe do empenho do Deputado Nelson Justus e falou que a missão como vereadores é ir em busca de recursos para o desenvolvimento de nossa cidade.
Vereador Claudio Nazário da Silva
O parlamentar cumprimentou todos os presentes e anunciou que o dinheiro orçado para a construção do Ginásio de Esportes da localidade de Coroados já esta nos cofres da municipalidade e agora sim acredita que vai sair a tão esperado construção, para atender os desportistas daquela região.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Nada a mais havendo a ser deliberado na sessão, o vice- presidente decretou ponto facultativo no dia 30 de abril e deu por encerrada a sessão, marcando outra para o dia 25 de Abril de 2012.