EXPEDIENTES RECEBIDOS
Oficio nº 478/11 - firmado pela Prefeita Municipal, encaminhando para apreciação o PROJETO DE LEI nº 1268 – Altera a Lei nº 1383/2009 no que concerne ao beneficio do Auxílio-Doença.
(Existe cópia do projeto na mesa dos Vereadores).
PROPOSIÇÃO
VEREADORA ANA MARIA CORREA E SILVA
Requereu na forma regimental seja encaminhado expediente a Sra. Evani Cordeiro Justus, Digníssima Prefeita Municipal de Guaratuba, no sentido de determinar a realização de estudo e viabilidade técnica e financeira para que intensifique o rebaixamento de calçadas (rampas) nas vias do município, principalmente as que oferecem acesso as farmácias, templos religiosos, pronto atendimento, órgãos públicos, comércios e outros.
ABERTURA
Em virtude da ausência do Presidente Paulo Araújo ( que estava em viagem) , comandou a sessão o vice-presidente Ilson Rhoden (Fleck), que iniciou os trabalhos da vigésima legislatura, e após a proclamação da palavra de Deus, nominou a presença do senhor Luis Araujo.
PALAVRA LIVRE
VEREADOR MARIO CEZAR TEMÓTEO
Iniciou seu pronunciamento falando sobre o problema da segurança em nosso município, e o quanto tem aumentado o número de arrombamentos no bairro piçarras e que com certeza tem aumentado o também o número de B.O. (boletim de ocorrência). Disse que sabe do empenho da policia e do pouco efetivo e que em breve o governador vem para lançar a operação verão, e pediu para que a policia tenha efetivo para os bairros e que fique nos mesmos, para dar mais segurança aos moradores Guaratuba. Em seguida citou que a casa de sua filha e de outros vizinhos foram arrombadas e foram levados somente objetos de utilidade doméstica como cortador de grama e que com certeza foram vendidos por menos de 15 reais, relatou que os assaltos vem ocorrendo na madrugada e que além de roubar fazem desordem por onde passam, pediu atenção da policia e apoio do governo para esses casos. e que se mantenha o efetivo além da temporada. Comentou também sobre cobrança do pedido de lombada ou mesmos taxinhas nas imediações da Faculdade Isepe, e que até agora não foi providenciado, disse ter ido ao velório de um amigo do bairros piçarras o senhor Juquinha, e pode presenciar veículos em alta velocidade e que os motoristas que por ali trafegam desrespeitam as leis e podem causar acidentes graves como já ocorreu, falou da necessidade de se ter uma lombada eletrônica, pois através de multas pode ser que disciplinemos os mesmos.
VEREADOR NATANAEL CORREA DE ARAUJO
Iniciou sua fala cumprimentando a todos e falou sobre a confraternização de final de ano realizada pela prefeitura no camping municipal no sábado, reunindo funcionários e secretários e que teve presenças de vereadores dessa casa bem como do Deputado Francischini e do Deputado Nelson Justus, falou que foram explanadas algumas situações e que o Deputado Francischini fez seu pronunciamento e disse que está se empenhando em Brasília para trazer verbas para nossa cidade, bem como o deputado Nelson Justus que disse estar vindo para nossa cidade novas obras como pavimentação e ensaibramento. Justificou a ausência do Presidente dessa casa de leis, que estava em viagem e pode participar da mesma. Disse que faz parte dessa administração como vereador e que o executivo e o legislativo participam da administração de nossa cidade e o que vir de investimento será muito bem vindo. Comentou que falou com o secretario de obras Fanini, que disse estar empenhado no projeto para construções de prédios para que Guaratuba cresça e não fique atrás de outros municípios do litoral paranaense ou mesmo de Santa Catarina. Falou sobre o projeto de lei 1266 que já foi votado em segunda votação e que para o município receba verba de Brasília, precisa ser votado o mais rápido possível, pois Guaratuba precisa dessa negativa do INSS para poder regularizar sua situação. Comentou também sobre os projetos 1267 e 1268 que estão nas comissões e disse ser de suma importância para o executivo e que as comissões estarão reunindo-se para os vereadores poderem analisar e sanar suas dúvidas. Encerrou convidando todos os vereadores membros das comissões para que possam se reunir para dar o parecer o mais rápido possível.
VEREADOR SÉRGIO ALVES BRAGA
Cumprimentou a todos e iniciou falando da importância do projeto 1266 para o município, e que em recente reunião com os vereadores com o "Alpendre" os nobres edis puderam sanar suas dúvidas com relação ao GuaraPrevi e que o mesmo tem toda competência para gerir o processo de regularização, pois é um homem sério e que já trabalhou em vários outros municípios. E pediu pressa aos vereadores pois na quinta-feira o Dr. Alpendre estará em Brasília e que se der tudo certo até dia 20 a verba estará a disposição da prefeitura e que se Deus quiser o dinheiro vai vir a "rodo" para nossa cidade e que o município só tem a ganhar com esses recursos, que serão aplicados na saúde, na educação e infraestrutura. Finalizou dando parabéns aos colegas por entenderem a importância do projeto, pois todos temos a ganhar com isso tanto a população como os turistas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Nada a mais havendo a ser deliberado na sessão, o presidente deu por encerrada a sessão, marcando outra para o dia 15 de Dezembro de 2011.