Expedientes Recebidos
Expediente recebido do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, informando a liberação de recursos financeiros ao Município, referente a quota, (parcela 10) no valor de R$ 62.963,47.
Expediente firmado por Laoclarck Odonizetti Miotto – Secretário Municipal do Bem Estar e Promoção Social, convidando os Vereadores para participarem da entrega de certificados aos alunos que participaram dos Cursos e Oficinas ofertados pela Secretaria, cujo evento será realizado na Câmara Municipal no próximo dia 09 de Dezembro, as 19,00 horas.
Projeto de Lei nº 1267 - Autoriza o Executivo a desafetar e alienar mediante licitação ou realizar concessão de uso especial para fins de moradia das áreas municipais e especifica.
Presidente Paulo Araújo
O Presidente Paulo Araújo iniciou os trabalhos da décima nona legislatura, e após a proclamação da palavra de Deus, nominou os presentes: Edson Bis tesoureiro do PMN (Partido Movimento Nacional) - O presidente da associação comercial e industrial (ACIG) Fausto Da Mota, - Corretores de Imóveis Algacir - Associação dos Engenheiros Vilmar Faria Silva - Secretário de Obras e Viação Natanael Fanini e demais autoridades presentes. Falou sobre a presença da Diretora de Cultura Maria do Rocio Bervevanso enaltecendo o trabalho por ela desenvolvido. Agradeceu ao Promotor de Justiça Rui Riquelme de Macedo por ter atendido seu convite para participar da sessão.
TRIBUNA LIVRE
Diretora de Cultura Municipal: Maria do Rocio Bervevanso - Na oportunidade convidou os vereadores para participarem do Natal Luz 2011, e explanou sobre sua programação, de 12 a 20 de dezembro.
Representando os Engenheiros, a Associação Comercial e os Corretores de Imóveis do município : Vilmar Faria Silva - Falou sobre a necessidade urgente de se adequar as leis para impulsionar o desenvolvimento na construção civil em Guaratuba, através de projeto envolvendo todos os segmentos da sociedade, sem prejuízo nenhum para o meio ambiente, e que será discutido e aprovado pela Câmara Municipal, com aval do Executivo e das associações.
Promotor de Justiça: Rui Riquelme de Macedo - O Promotor discorreu sobre as ações desempenhadas pelo ministério público no município: Municipalização do Hospital, extensão da capitania dos portos em Guaratuba , regularização da APAE, finalizando afirmou que está de acordo com a proposta discutida pelos Engenheiros e corretores para o desenvolvimento do município e disse que mesmo com divergências com o legislativo chegarão em uma posição positiva para o bem da sociedade dentro da democracia, em seu entendimento particular devem permanecer somente nove vereadores no Poder Legislativo Legislativo Municipal de Guaratuba.
PALAVRA LIVRE
Vereador Sérgio Alves Braga: Começou seu pronunciamento cumprimentando a todos, comentou sobre a "luta" pela aprovação do Plano Diretor por essa casa de Leis e que até agora encontra-se junto ao COLIT para ser aprovado. Lembrou ao Promotor sobre a visita que fizeram a Santa Casa ( Hospital Municipal) reiterando que a municipalidade não pode se acomodar e ir em busca de local e verbas apropriadas para a construção de um novo Hospital.
Vereador Laudi Carlos Santi (Tato): O parlamentar cumprimentou todos os presentes e reafirmou que por várias vezes solicitou a extinção do COLIT, pois não tem representantes do Litoral que realmente conhecem nossa realidade.Quanto ao Hospital Municipal que é de fundamental importância a todos, existe a necessidade em ter especialidades como Cardiologista, Pediatra e outros para melhor atender a demanda.
Vice presidente Ilson Rhoden (Fleck): Cumprimentou todos nominando: o secretário de Obras Natanael Faninni a Diretora de Cultura Maria do Rocio Bevervanso, o presidente da Associação dos Engenheiro Jarbas, presidente da Associação Comercial Fausto Mota. Comentou sobre os assaltos á mão- armada que vem ocorrendo com freqüência em nossa cidade e convidou a todos para reunião com o comando da polícia da Operação verão, que acontecerá dia 06 de Dezembro nas dependências do Plenário da Câmara Municipal.Ao finalizar elogiou os vereadores que em contato com o deputado federal Francischinni anunciaram a verba de 180 mil reais disponibilizada ao município de Guaratuba.
Primeiro Secretário Natanael Correa de Araujo ( Nato): Ao iniciar seu pronunciamento relembrou novamente sobre os ex-vereadores que o acompanharam desde 1982 e juntos lutaram para o desenvolvimento de Guaratuba.Aproveitando a presença do Promotor de Justiça, disse que a tempos atrás a comarca possuía um Juiz e um Promotor e hoje conta com dois Promotores e Dois Juízes e que a Câmara de vereadores em sua opinião deve aumentar o numero de vereadores para melhor fiscalizarem a "coisa pública" e que não haverá aumento na valor repassado que é de até 7%. Comentou muitos vereadores que tinham posses ficaram praticamente sem nada, ajudando os munícipes. Ao finalizar solicitou ao promotor que estava presente para juntos encontrem uma solução para o problema social que vem causando transtornos aos comerciantes e a comunidade em geral, quando abordados pelos mendigos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Nada a mais havendo a ser deliberado na sessão, o presidente deu por encerrada a sessão, marcando outra para o dia 12 de Dezembro de 2011.