Câmara Municipal de Guaratuba

Rua Carlos Mafra 494, Centro, Guaratuba - Paraná - Fone (41) 3442-8000 | 3442-8001 - camara@camaraguaratuba.pr.gov.br - Atendimento Público: 12 às 18 hs | Sessões: Segunda as 18 hs

Reunião Plenária do dia 29 de Agosto 2011

 

EXPEDIENTES RECEBIDOS

 Oficio 317/11 firmado pela Prefeita Municipal, encaminhando para apreciação o Projeto de Lei nº 1257 – AUTORIZA O Município de Guaratuba  a celebrar termo de Cooperação Técnica e Financeira  com a Associação de Pais, Amigos e Deficientes Visuais de Guaratuba – APADVG e de outras deficiências e dá outras providências.

ABERTURA

O presidente Paulo Araújo iniciou os trabalhos da quinta sessão ordinária do segundo período legislativo de 2011 dentro da décima quinta legislatura e após a proclamação da palavra de Deus Justificou a falta da vereadora Ana Maria e deu inicio a sessão.

PALAVRA LIVRE

Presidente Paulo Araujo

Acrescentou as palavras do vereador Marinheiro, sobre o senhor Fabiano, que é muito inteligente e deveria ser aproveitado em nossa cidade. Lembrou do falecimento do professor Jaci Farias de Souza, afirmando que enviará ofício com votos de condolências á família, pelo exemplo de vida que foi para todos.  O Professor Jaci iniciou a fanfarra da Unidade Social Marcílio Dias e prestou trabalhos relevantes para toda a comunidade, o que o entristece é o fato de um periódico da cidade publicar matérias que desrespeitam as famílias de Guaratuba, não poupando nem a doença do mesmo e sua internação na UTI, questionando sua integridade junto à sociedade. Falou que muitas das verbas destinadas a Guaratuba, não podem ser recebidas pela falta da certidão negativa de gestões passadas.

 Primeiro Secretário Natanael Correia de Araújo (Nato)

 Relatou um pouco da vida do professor Jaci Farias de Souza, foi professor de matemática no Col. Est. 29 de Abril, diretor da escola de pesca, fundador da fanfarra da Unidade Social Marcílio Dias, secretário municipal da educação e provedor da Santa Casa de Misericórdia. O mesmo irá deixar saudades pela sua pessoa e pelos trabalhos que sempre realizou em nossa cidade. Comentou falou sobre uma matéria publicada na Gazeta do Povo, sobre a cidade de Jandaia recebeu verbas para o seu departamento de turismo, e que Guaratuba sendo uma cidade turística, que recebe milhares de turistas nos feriados e fim de ano, também deveria receber. Questionou quais as verbas para o turismo que Guaratuba recebeu nos últimos tempos. Comentou sobre o rápido desenvolvimento da cidade de Camboriú, enquanto isso Guaratuba caminha a pequenos passos. Falou que as verbas para o turismos dependem dos deputados federais e acha que Guaratuba terá que a busca desses recursos, pois muito se tem a fazer na cidade, e sem as verbas federais não serão realizadas.  Relatou que todos os projetos que chegam a esta casa de leis, passam pelas essas comissões de finanças e orçamento, justiça e redação para análise, como o projeto do reenquadramento dos funcionários. Comentou que os vereadores querem aprovar um projeto que beneficie realmente os funcionários públicos e por isso irão conversar com o secretário Carlos de Carvalho e a prefeita Evani. Falou ainda sobre os eventos que aconteceram esta semana na Câmara Municipal, como as homenagens para algumas pessoas que dedicaram suas vidas e carreiras as pessoas com deficiências, realizadas pela diretora do conselho Elza Cordeiro, que tem feito muito pelas pessoas com deficiência da nossa cidade.

 Vereador Mario Cezar Temóteo (Marinheiro)

 Após cumprimentar a todos os presentes, pediu que fosse registrado e parabenizou os catequistas pela passagem de seu dia, no último domingo. Falou que esteve em nosso município, no último dia 23 de agosto, o capitão de Mar e Guerra e capitão dos portos, José Henrique Corbage Rabello e o aspirante a oficial Fabiano Cecílio da Silva, em reunião com a prefeita municipal e o promotor tratando-se da criação de um escritório de capitania dos portos em Guaratuba. Como pescador, o vereador afirmou, ser muito importância a criação deste escritório, até mesmo pelos cursos que poderão ser feitos em nossa cidade. Fez questão de agradecer ao senhor Fabiano, de família de pescadores, que dentro de quatro meses já está provando seu interesse por Guaratuba. Sobre o projeto de lei nº 1257, que autoriza o município de Guaratuba  a celebrar termo de Cooperação Técnica e Financeira  com a Associação de Pais, Amigos e Deficientes Visuais de Guaratuba – APADVG, o vereador pediu dispensa das comissões para aprovação e que fosse colocada em primeira votação, em seu entendimento é uma entidade filantrópica e de grande importância para a sociedade.

Considerações Finais                                                                                                                     

Nada mais tendo a ser deliberado o presidente Paulo Araujo agradeceu a presença de todos e deu por encerrada a sessão, marcando outra para o dia 05 de setembro, às 20 horas.

 

Notícias

Sessão Plenária tem votação de pareceres e ...

 Na sessão desta segunda-feira (21) nos expedientes recebidos foram apreciados:  Projeto de Lei Complementar do Executivo nº 21, de autoria ...

Câmara realiza a 13ª sessão ordinária do segundo ...

Nessa segunda-feira (14) durante a sessão ordinária, foi apreciado o seguinte expediente: Ofício 22/24 – Encaminha o Ofício do Executivo 148/24, ...