A Câmara prestigiou o lançamento do programa Família Acolhedora, na noite desta terça-feira (7), no hotel Villa Real.
O programa foi criado pela Lei nº 1.714, aprovada por unanimidade dos vereadores, que insere o Legislativo como um dos parceiros permanentes na sua implementação.
Família Acolhedora é uma alternativa de proteção às crianças e adolescentes que foram temporariamente retirados por decisão judicial de sua família e que são inseridas no primeiramente no Abrigo Institucional Casa da Criança e do Adolescente para em seguida, serem encaminhados para a uma família inscrita no programa.
O programa é nacional, mas cada município estipula sua lei e qualificações para instauração do mesmo. A realização do programa na cidade é uma iniciativa da Secretaria do Bem Estar e Promoção Social e da Vara da Infância e Juventude.
A Família Acolhedora terá a guarda provisória de uma criança ou adolescente e deverá garantir que o acolhido encontre um ambiente familiar adequado com cuidados, regras, e participação na vida social e comunitária.
O presidente da Câmara, Mordecai Magalhães de Oliveira, fez parte da mesa da solenidade, ao lado do prefeito Roberto Justus, da chefe regional da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Ruth Maria Figueiredo Lima, da secretária Municipal de Bem Estar e Promoção Social, Lourdes Monteiro, da juíza Marisa de Freitas, do promotor José Júlio de Araújo Cleto Neto, da presidente do Conselho Tutelar, Marinocencia de Freitas, e da vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cassiana Brito.
Também compareceram os vereadores Professora Paulina, Alaor do Cubatão, Almir Troyner, Donizete Pinheiro, Gabriel da Ganusa, Itamar Junior, Nei Estoqueiro e Vilson Linho.