Uma nova turma da Escola Municipal Dr. De Plácido e Silva visitou a Câmara de Vereadores, na manhã desta quinta-feira (11).
Desta vez eram alunos da 5º série B, e estavam acompanhados pela professora Mara Simoni Nunes da Silva de Moura.
Eles foram recebidos pelo presidente Mordecai de Oliveira e por servidores. O assessor de Comunicação Antonio Comin Jr, o JR, fez uma explanação sobre o Legislativo e o papel dos vereadores.
Perguntados se eles conheciam alguma lei, um dos estudantes lembrou da lei que obriga os supermercados de Guaratuba a disponibilizarem pelo menos uma cadeira de rodas para clientes que a necessitem para se locomover no estabelecimento – a lei, de nº 1.595, foi sancionada pela ex-prefeita Evani Justus em abril de 2014 e é de iniciativa do vereador Almir Troyner.
Oliveira citou como exemplo de projetos de lei que a Câmara está discutindo, o do Primeiro Emprego – PL 617, de autoria de Claudio Nazário e Itamar Junior. Também repassou cópias dos projetos em tramitação na Câmara. Um dos alunos pediu mais informações sobre o projeto de conscientização sobre o bullyng nas escolas – PL 618, da vereadora Maria do Neno, que deu entrada na sessão de segunda-feira (8). Na conversa, todos demonstraram que sabem o que é bullyng e que o assunto já vem sendo discutido na sua escola.
Em seguida, eles assistiram o vídeo institucional que apresenta o Legislativo de Guaratuba e puderam sentar na cadeira dos vereadores. Conduzidos pela servidora Michele Silveira, as crianças visitaram os gabinetes dos 13 vereadores e nos setores administrativos.
Diversos alunos deram entrevistas ao repórter Pierre Andrade, da TVCi, que acompanhou toda a visita.
A experiência dos alunos no projeto “Escola no Legislativo” vai prosseguir com atividades em sala de aula sobre a aprendizagem.
{gallery}/escola11maio2017{/gallery}