Os vereadores reforçaram, nesta quarta-feira (22), em Curitiba, as cobranças de aumento no efetivo policial de Guaratuba.
Eles foram recebidos pelo secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciaria do Paraná, Fernando Francischini.
A comitiva foi composta pelo presidente da Câmara, Magalhães de Oliveira, e pelos vereadores Almir Troyner, Juarez Temóteo, Mauricio Lense, Itamar Junior, Artur Santos, Maria Batista e Fabio Chaves.
Guaratuba reivindica a criação de uma companhia da PM para a cidade, a volta das ações da Rotam, aumento do número de viaturas da PM e da Polícia Civil, reativação do posto policial do bairro Coroados e reforço no efetivo policial.
O secretário prometeu transferir definitivamente uma viatura nova da Polícia Militar que atende a cidade mas que pertence ao 9º BPM. Também fará um esforço conjunto para consertar os veículos que estão parados por problemas mecânicos. Ele disse que vai chamar o delegado local da Polícia Civil, Lucio Lugli, e a comandante do 2º Pelotão da PM, aspirante Bianca Cazura da Silva, para eles apresentarem um relatório sobre o estado das viaturas.
Sobre o aumento do efetivo, ele prometeu incluir Guaratuba na primeira lista de novos aprovados em concursos públicos.
Disque Denúncia 181
A respeito do aumento da violência verificado nas últimas semanas, quando aconteceram diversos homicídios relacionados ao tráfico de drogas, Francischini fez um apelo para a população ajudar com denúncias pelo telefone 181 – ligação gratuita que assegura o anonimato do denunciante. Ele informou que vai acompanhar pessoalmente as ligações feitas nas próximas duas semanas para decidir as medidas que deverão ser tomadas.
É a segunda vez que os vereadores conversam com Francischini sobre os problemas da segurança em Guaratuba – em março, o secretário ouviu as reivindicações de cada município do Litoral em uma reunião dos conselhos de segurança realizada em Paranaguá que contou com a participação da prefeita Evani Justus.
{gallery}seguranca22abr2015{/gallery}