Os vereadores fazem mais um apelo à Secretaria Estadual da Segurança para aumentar o policiamento em Guaratuba e para pedir medidas urgentes de combate ao crime.
Nesta quarta-feira (22), uma comitiva da Câmara Municipal será recebida pelo secretário Fernando Francischini. A audiência está marcada para as 11h, em Curitiba. É a terceira vez que os vereadores são recebidos na secretaria, a primeira vez pelo atual secretário.
No dia 19 de março, vereadores conversaram com Francischini, em Paranaguá,durante uma reunião dos conselhos de segurança do litoral e prefeitos da região. Na ocasião, a prefeita Evani Justus entregou um documento reivindicando a criação de uma companhia da Polícia Militar na cidade. Hoje, Guaratuba tem um pelotão que é subordinado à 2ª Companhia, cujo comando fica em Matinhos, e que faz parte do 9ºBatalhão da Polícia Militar, cuja sede é em Paranaguá.
Os vereadores apoiaram a reivindicação e ainda solicitaram a volta das ações da Rotam, troca e aumento do número de viaturas da PM e da Polícia Civil, reativação do posto policial do bairro Coroados e reforço no efetivo policial.
O aumento da violência nas últimas semanas, com diversos homicídios, levou os vereadores a decidirem pedir medidas urgentes de combate ao crime, em especial ao tráfico de drogas.
Projetos em tramitação
A ida a Curitiba fez com que o presidente Mordecai de Oliveira transferisse a reunião das comissões, inicialmente marcada para esta quarta, para às 16h30 desta quinta-feira (23). A reunião visa analisar os projetos em tramitação na Casa que dependem de pareceres para serem votados no Plenário.
Oliveira decidiu convocar as comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e de Finanças e Orçamento (CFO) para reuniões conjuntas abertas a participação de todos os vereadores interessados.
Entre os projetos que já começaram a ser debatidos estão o PL 1.377, que regulamenta as parcerias público-privadas (PPP) no âmbito do município, e o PL 1.380, sobre a doação de terreno para construção de um hospital.
A próxima sessão ordinária da Câmara está marcada para segunda-feira (27).
Foto: Marcio Tibilletti / Prefeitura de Paranaguá