O vereador Juarez Temóteo “Galego” representou, na quinta-feira (13), a Câmara no encontro com os pescadores para tratar do seguro defeso.
A reunião foi marcada pelo gerente da Agência do Trabalhador de Guaratuba, Claudecir Caldeira, com o objetivo de orientar os pescadores sobre os requisitos para o recebimento do benefício. A maior dificuldade verificada tem sido a documentação.
Participaram da reunião duas representantes da Secretaria de Estado do Trabalho Emprego e Economia Solidária: Alzimara Bacellar e Regina Maria Costa do Nascimento, além da equipe da Agência do Trabalhador.
Em Guaratuba, aproximadamente 650 pescadores recebem o seguro defeso de um salário mínimo em um dos dois períodos de proibição da pesca.
Juarez destacou a importância do seguro defeso para o sustento das famílias que vivem da pesca e afirmou que os vereadores estão a disposição para ajudá-las a providenciar os documentos necessários.
O vereador acrescentou que a solicitação do benefício deve ser feita na Agência do Trabalhador a partir de 30 dias antes dos períodos de defeso – 15 de dezembro a 15 de fevereiro para os pescadores da baía e 1º de março a 31 de maio para a pesca de mar aberto.